domingo, 20 de dezembro de 2009

Projeto:Brinco,logo aprendo-o uso educativo de jogos eletrônicos

Foi-se o tempo em que os pais e mães precisavam se descabelar porque o filho não queria saber de outra coisa a não ser dos famosos joguinhos eletrônicos.Hoje,já existem iniciativas pedagógicas interesssantes que incluem a brincadeira tecnológica no cotidiano dos alunos,fazendo-os aprender enquanto se divertem.O projeto aqui analisado comtemplou crianças do 1° ano fundamental,mas pode ser desenvolvido em qualquer série.Sua disseminação é viável porque exige poucos recursos:computador com acesso a internet e/ou software próprio(que pode ser baixado gratuitamente em sites de jogos educativos).No caso apresentado, o sotware KidPix, permite a interação do aluno com o meio virtual ,e contou com a participação do professor -mediador permitindo que os alunos explorassem com liberdade,criando suas histórias e cenários,a medida que iam ganhando confiança no uso do PC.Nesse ponto,o aluno é um sujeito ativo,já que pode navegar com liberdade,do jeito que uma brincadeira deve ser.Há também interação com os colegas,quando o professor sugere que socializem o que criaram.O uso da tecnologia foi adequado para a idade dos alunos sem recorrer a muitas mídias diferentes,o que poderia causar confusão nesse caso.Poderá existir interdiciplinariedade maior em outras séries,realizando trabalho conjunto com outros professores,o que não foi contemplado nesse caso,já que o ojetivo maior era sim a integração do aluno na informática.Objetivo atendido