quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Bicho de três cabeças

Objetivo: Estimular no aluno a leitura crítica, a produção de textos, a exploração da própria linguagem, o conhecimento da literatura e a utilização de livros e ferramentas de informática de modo prazeroso.

O projeto apresentou diferentes tipos de midia: Softwares, escâner, máquina fotográfica e câmera de vídeo. As disciplinas presentes no projeto são, literatura, linguística e informática, contemplando assim, a interdisciplinaridade. Propiciou também a interatividade e construção do conhecimento dos alunos, pois houve apresentação do projeto à escola, aula expositiva, produção de textos narrativos, construção da página Web e do Jornal on-line “Bicho de três cabeças”e a divulgação da Página Web no Fórum Enlaces-Ceará.
O projeto contemplou a narração, a descrição e a dissertação na produção textual: o texto poético, o texto de memória e o texto de opinião. “Bicho de três cabeças” foi o título escolhido porque, além de envolver três escolas, todo o processo contemplou as seguintes vertentes: na literatura (o Romantismo, o Parnasianismo e o Modernismo); na análise lingüística (a escrita, a leitura e a contextualização da gramática); e, por fim, na informática (o uso da tecnologia, a colaboração e a familiarização com as ferramentas da Internet).

Lixo: o exemplo começa na escola

Analizando o projeto "Lixo: o exemplo começa na escola", do professor Luzenário Cruz, pude verificar que a questão do lixo é trabalhada de forma interdisciplinar, em conjunto com a comunidade. A internet é a principal fonte de pesquisa e, ferramentas computacionais e multimídias, como o Pacote Office e vídeos, também são bastante utilizados pelo projeto.
O projeto foi tão bem-sucedido que deu origem a outro projeto: "Água e Terra", envolvendo todas as turmas da escola, conscientizando e provocando mudanças no comportamento dos alunos e da comunidade para a preservação e proteção do meio ambiente.

Lenilce Fernandes Cataldo