sábado, 17 de outubro de 2009

Responda ao questionamento levando em conta nossa aula sobre classificação de software educativo:
A educação hoje tem como princípio educativo a pesquisa, a investigação, o prazer pela descoberta. Como o professor pode estimular o prazer pela descoberta com o uso de softwares educativos? Que tipo de software seria mais adequado? Por que? Apenas o uso do software é o suficiente para que o aluno seja o agente da construção do conhecimento? Que outras estratégias são necessárias?

8 comentários:

  1. Hoje pesquisei na internet a vestimenta para o grupo de Maculelê que vão se apresentar no de 20 de novembro. realmente e uma ferramenta muito util.

    ResponderExcluir
  2. Por ser uma primeira visita a software me ví uma pouco perdida!!rsrs
    Entretanto, percebí que o uso destes recursos podem tornar a aprendizagem muito mais criativa e informal estimulando no aluno o desejo de aprender sempre mais. Na minha opinião somente o uso deste software não seria suficiente para que o aluno construa seu conhecimento, mas atrelado à comunicação, a troca, e outros recursos aplicados de forma coletiva poderá ser produzido ainda mais conhecimento.

    ResponderExcluir
  3. O uso de softwares educativos em sala de aula nos dias de hoje é o que se tem de mais moderno e que pode, se bem utilizado despertar a curiosidade, o interesse do aluno em aprender. Os professores precisam estar bem familiarizados com as novas tecnologias que já invadiram o dia-a-dia dos mais jovens. O software mais adequado é aquele que vai atender o objetivo do professor. Pode ser do tipo tutor, em que o próprio software ensina, dirige o aluno na construção do conhecimento; do tipo tutelado, em que o aluno mesmo o programa, ou ainda do tipo ferramenta como os aplicativos Word ou Excel, em que é possível navegar aleatoriamente. O professor precisa saber onde quer chegar para definir qual melhor tipo de software a ser utilizado. Só que não basta pôr o aluno na frente do Pc e deixar que "se vire sozinho". Antes, é preciso introduzir o assunto da aula, explicar o que vai ser feit, passo a passo, considerando as dificuldades iniciais que muitos podem ter. É possivel que uns se saiam melhor investigando com curiosidade, porém outros podem sentir-se com medo de errar, ou de apenas tentar.

    ResponderExcluir
  4. Lenilce Fernandes Cataldo27 de outubro de 2009 às 19:50

    Mesmo não tendo nenhum conhecimento em software,percebi através da aula que tivemos no laboratório de informática que estes recursos bem utilizados podem tornar para o aluno uma ferramenta bastante útil estimulando cada vez mais o seu aprendizado. Acredito que apenas o uso do software não seja suficiente para que o aluno construa seu conhecimento, por isso, é preciso que o professor oriente a forma correta de utilizar.

    ResponderExcluir
  5. Acho interessantíssima a proposta do uso de software educativo, principalmente levando em consideração que as crianças de hoje já nascem num mundo repleto de tecnologias. O computador e as redes de comunicação já modificaram muito as relações convencionais dos estudantes entre si e entre alunos e professores. Enquanto educadores temos a importante missão de nos mantermos atualizados. O uso desses softwares tornará a aula mais interessante, favorecendo uma aprendizagem colaborativa. O computador traz esse conceito importante para o futuro: a cooperação.

    ResponderExcluir
  6. O uso de softwares educativos tem sido um grande aliado do professor e do aluno,o uso desses softwares vem facilitando o aprendizado da criança,pois o aluno dispõem de vários recursos que auxilia-o no ensino de suas disciplinas,no entanto o uso desse programas sozinho não basta para que a criança tenha um desenvolvimento adequado é necessário que o educador utilize-o apenas como uma ferramenta de auxílio,sendo assim este o professor deve aliar práticas educacionais de acordo com os objetivos a que se propõem com o uso desses softwares.
    Já em relação ao tipo de softwares mais adequado ,achei muito interessante os de simulações,porque são capazes de reproduzir com qualidade experiências que em certas instituições talvez fossem impossivel de serem realizadas,outra questão que chamou muito minha atenção é com relação a segurança,pois tem certas experiências que não são viáveis de serem realizadas com crianças porque poderia culminar em riscos para esses alunos.

    ResponderExcluir
  7. Sem dúvida a utilização de Softs na educação é um apoio em tanto para tornar as aulas mais motivadas, interessantes em contrapartida o mesmo acontece com os alunos, porém acredito que ainda seja uma ferramenta interessante mas não a principal esta deve estar aliada a aula tradicional, posso relatar minha experiência como monitora de Letramento de alunos da 05ª e 6ª séries os mesmos estão cansados, das aulas quadro e giz e estavam muito desligados e dispersivos nas aulas, troquei de sla e passamos a fazer nossas aulas na sla de informática e biblioteca, eles lêem livros escolhidos livremente e na aula seguinte relatam no computador a opinição sobre o livro e um breve resumo, em seguida os alunos trocam de computador e cada um corrigi os erros do outro, em suma eles estão adorando e para isto utilizei apenas o word, ou seja, o mínimo de criatividade traz resultados muito possitivos.

    ResponderExcluir
  8. O software embuído de uma intencionalidade educativa proporciona ao educando compreender o sentido daquilo que lhe é apresentado. Por meio de desafios, curiosidades, linguagem objetiva e direta e um ambiente rico em cores e suas variações, o aluno inicia seu processo de aprendizagem tendo um imaginário que, a todo tempo, é comparado com que se apresenta na realidade. Via imaginação, percepção, comparação, os alunos começam a construir seu próprio conceito com a experiência que tiveram e ainda possuem com aquilo antes totalmente novo e envolto de mistério.
    Partindo do pressuposto acima, pode-se citar que o software de simulações poderia ser considerado um tipo importante na fase de construção do seu próprio saber. Isto porque formula hipóteses, testa e compara o resultado com o que o professor expõe.
    Embora os softwares educativos possam ser atrativos em diversos aspectos, não se pode afirmar que todos eles sejam autosufientes visto que o conhecimento é adquirido de modo distinto a cada um de nós.
    A utilização de videos, jornais e revistas, música podem ser outros meios pelos quais o conhecimento se constrói.

    ResponderExcluir